A+ A A-

Evento FAI de lançamento de Pibid e Residência Pedagógica 2018 lota auditório do CP1

Foi realizado o lançamento do Pibid e Residência Pedagógica 2018 FAI - Centro de Ensino Superior de Gestão, Tecnologia e Educação, no dia 27 de Agosto no Colégio Tecnológico Delfim Moreira (CP1).

Marcaram presença destaques do mundo pedagógico de Santa Rita do Sapucaí - MG e região parabenizando a FAI pela conquista. Cada convidado da bancada fez um breve discurso a respeito da educação e metodologias no século XXI destacando a adaptação aos novos desafios do mundo acadêmico.

Estiveram presentes no Colégio Tecnológico, cujo o espaço foi cedido pela Diretora Professora Rita Helena, a Diretora de Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, Sra. Maria Cleusa da Silva; Secretária Municipal de Educação, Sra. Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha; Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI, Profa. Ma. Sra. Valéria Santos Paduan; Diretor, Coordenador e Professor da FAI, Sr. José Cláudio Pereira; Diretora da Escola Municipal Cel. Joaquim Inácio, Sra. Fabiane Thomaz Macedo; Diretora da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho, Sra. Andrea Borsato Pinto; representando a Diretora Mônica Flores da Escola Estadual Luiz Pinto de Almeida, a Especialista em Educação Básica, Sra. Tissiane Reis; Professores de escolas vizinhas, coordenadores e alunos do município.

Os alunos da Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho abriram o evento com um coral sendo o responsável pelas músicas, Eron César, Professor de música na Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí - MG.

30 08 2018 1Alunos da Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho

Os Programas de Formação Docente em que a FAI foi habilitada pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que é uma fundação vinculada ao MEC - Ministério da Educação do Brasil, mantêm um eixo comum que é a Formação de Qualidade, em um processo intencional, articulado e capaz de se retroalimentar, gerando um movimento progressivo de aperfeiçoamento da formação docente.

O processo de formação do Pibid, o Programa Residência Pedagógica visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.

“Nos sentimentos orgulhosas pela Instituição. Por fazermos parte de uma equipe tão capacitada e preocupada com o ensino. A FAI tem excelência de ensino e todos nós, que fazemos parte do grupo docente da faculdade, estamos muito gratos e honrados”, declaram as Professoras Cláudia Maria V. Novaes de Souza, Coordenadora do Programa Pibid e Margarete Ribeiro Siqueira, Coordenadora do Residência Pedagógica.

Os programas são muito importantes para qualquer Instituição. Todas as instituições brasileiras participaram do processo para os programas porém somente algumas foram habilitadas, sendo a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, umas delas.

O Diretor, Coordenador e Professor José Cláudio Pereira, destaca os benefícios em fazer parte dos projetos e parabeniza todo o empenho de toda a equipe de Pedagogia. "Em relação aos programas, percebemos que trouxe muitos benefícios para os alunos, escolas participantes e para a comunidade em geral. Atualmente o país passa por muitas dificuldades e qualquer programa que agregue valor positivo e de crescimento pra qualquer área, principalmente para a educação, é uma conquista. Os programas nos quais fomos habilitados tem uma seleção muito rígida e burocrática. São vários pontos analisados em todas as escolas brasileiras, instituições particulares e federais para serem ou não aprovadas/habilitadas. Ficamos orgulhosos em sermos uma das poucas Instituições de Ensino Superior à fazer parte de um programa que só tem pontos positivos para os futuros profissionais da área de Pedagogia", declara.

30 08 2018 2Diretora de Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, Sra. Maria Cleusa da Silva; Secretária Municipal de Educação, Sra. Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha; Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI, Profa. Ma. Sra. Valéria Santos Paduan; Diretor, Coordenador e Professor da FAI, Sr. José Cláudio Pereira; Diretora da Escola Municipal Cel. Joaquim Inácio, Sra. Fabiane Thomaz Macedo; Diretora da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho, Sra. Andrea Borsato Pinto e representando a Diretora Mônica Flores da Escola Estadual Luiz Pinto de Almeida, a Especialista em Educação Básica, Sra. Tissiane Reis

Para a FAI os programas são de grande valia para todos devido ao desenvolvimento que, tanto os futuros formandos quanto os alunos que receberão os programas nas Escolas, serão beneficiados. “O aluno terá o recurso para os estudos e o desenvolvimento profissional em campo. Isso é muito importante, agregando uma capacitação excelente aos futuros Pedagogos”, declara o Diretor, Coordenador e Professor José Cláudio Pereira.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI, Profa. Ma. Valéria Santos Paduan Silva fez um breve discurso sobre os programas, parabenizando as Coordenadoras responsáveis e desejando sorte nessa nova etapa para os participantes.

"Uma noite muito especial pelo lançamento do Programa Pibid e a primeira edição do Residência Pedagógica para a instituição.  É um orgulho muito grande fazer parte deste programa a nível nacional disputado com todas as instituições do país e estarmos presentes. É um privilégio e uma honra ver a seriedade com que a FAI trabalha na formação dos educadores", declara Valéria.

30 08 2018 3Professora Cláudia Maria V. Novaes de Souza, Coordenadora do Programa Pibid; Coordenadora Profa. Ma. Valéria Santos Paduan e a Professora Margarete Ribeiro Siqueira, Coordenadora do Programa Residência Pedagógica

A Secretária Municipal de Educação, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha, foi uma das convidadas especiais e participou, na época, do desenvolvimento do projeto político do curso de Pedagogia da FAI e acompanhou durante todos os anos o desenvolvimento e como o ensino foi se adaptando ao longo dos anos.

"É muito gratificante para ser convidada para fazer uma fala em um evento como este. A partir disso volto uns 16 anos no tempo e me lembro de quando escrevíamos na FAI o projeto político para abrir o Curso de Pedagogia da Instituição. É um orgulho ver onde a faculdade e o curso chegaram, sempre melhorando, atualizando e trazendo a marca de um trabalho sério, comprometido e responsável com a sociedade e com a educação. Ter participado dessa história e continuar, de alguma maneira, fazendo parte desse processo é uma honra. Falar em educação e qualidade e ensino a FAI sempre foi referência", declara a Secretária Municipal de Educação, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha.

Durante o evento Rosé questionou os participantes, principalmente os alunos bolsistas, sobre o motivo pelo qual escolheram o curso de Pedagogia e fala sobre a importância de ser uma referência para os alunos, para a instituição em que irão atuar, sobre como será o método utilizado no mundo acadêmico atual. Enfatizou que o objetivo dos programas está em medir a grandeza, a responsabilidade e o compromisso de ensinar e desenvolver os alunos pois os futuros Pedagogos não apenas assumirão salas de aula e sim participarão de experiências, de trabalhos integrativos de projetos, de intervenções sob a supervisão do professor na sala. E já os participantes da Residência Pedagógica participarão com regência efetiva com a supervisão de um professor. O objetivo dos dois projetos deve ficar claro, que é contribuir para a formação de cada um deles para que possam assumir com responsabilidade e competência, depois de graduados, uma sala de aula.

30 08 2018 4

30 08 2018 5

“Uma reestruturação é necessária devido a nova cultura e devemos nos adaptar. Um aluno antenado, cheio de estímulos, que sabe muito sobre o conteúdo e que fará perguntas diferentes e inusitadas. O desafio para os novos professoras, novas escolas e novas propostas é a formação do professor como um todo”, declara Rosé.

Rosé também fala sobre o BNCC - Base Nacional Comum Curricular: “Vamos iniciar a partir de Setembro um mergulho na Base Nacional Comum Curricular e para o ano de 2019 vamos trabalhar com planejamento, cumprindo a BNCC da educação infantil e a BNCC do ensino fundamental, então, não podemos ficar de fora desse processo. Nós temos uma demanda do século XXI para uma criança diferenciada. Precisamos adequar a escola ao aluno novo e para isso precisamos entender que temos uma criança ativa, criativa, questionadora, participativa e falante. E é preciso metodologias e práticas pedagógicas que respondam à ele”.

A FAI se orgulha dos programas e de toda a equipe envolvida. A instituição tem a ciência de que a base o sucesso do novo professor depende da formação adequada dos docentes e para isso tanto o professor quanto o aluno devem ter disponibilidade para estudar e ter o hábito da leitura, que estimula o ensinamento e o aprendizado.

Publicado em: 31/08/2018

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário