A+ A A-

FAITEC 2018 recebeu aproximadamente 6850 pessoas durante os 3 dias de feira!

A 29ª Edição da Feira Tecnológica da FAI, teve sua abertura no dia 24 de outubro com encerramento no dia 26 e passaram pela feira, aproximadamente, 6850 pessoas.

A FAITEC 2018 recebeu, no Ginásio Poliesportivo Dr. José Alcides Rennó Mendes (Alcidão) em Santa Rita do Sapucaí - MG, 21 ônibus de escolas de Minas Gerais. As visitas foram tanto de alunos quanto de professores que fizeram questão da participação focando no aprendizado das metodologias inovadoras de ensino da instituição.

Todos os visitantes elogiaram os projetos e a estrutura com o novo Espaço de Profissões da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

O objetivo da feira de tecnologia da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, que acontece anualmente é de apresentar à comunidade o potencial criativo de seu corpo discente visando despertar o interesse dos visitantes no sentido de viabilizar o aparecimento de oportunidades de geração de novos negócios, empregos e estágios, além de atrair financiamentos para projetos que promovam o atendimento das necessidades locais, regionais e nacionais e o crescimento profissional dos alunos.

Desde 2004 a FAITEC tornou-se um dos eventos integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Inclusão Social do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) com ampla divulgação em âmbito nacional e internacional.

01 11 2018 3Equipe FAI após encerramento da FAITEC 2018

Os projetos aprovados e selecionados para a FAITEC foram 27 trabalhos do curso de Administração, 7 do curso de Ciências Contábeis, 12 do curso de Engenharia de Produção, 17 do curso de Sistemas de Informação, sendo todos do curso de Pedagogia tendo a participação obrigatória.

A cerimônia de premiação foi em 3 etapas, começando pelo Concurso de Plano de Negócios, depois, Melhores Projetos de Cada Curso e no final o Prêmio Municipal de Inovação.

No "Concurso de Plano de Negócios" que é uma ação do Programa de Educação Empreendedora da FAI, apoiado pelo SEBRAE MG, em seguida foi a premiação dos "Melhores Projetos de Cada Curso" e no final o "Prêmio Municipal de Inovação".

No “Concurso de Plano de Negócios", que é uma ação do Programa de Educação Empreendedora da FAI, apoiado pelo SEBRAE - MG, os planos foram elaborados pelos alunos do 2º Período do Curso de Administração e 6º Período do Curso de Sistemas de Informação.

Em 3º lugar, com empate técnico, ficaram os projetos: Lo Care, do 6º período de Sistemas de Informação e Telhado Verde, do 2º período de Administração. O Lo Care tem como objetivo facilitar a busca e contratação de profissionais que prestam serviços de Home Care. E o Telhado Verde tem como objetivo levar vegetação para os grandes centros urbanos e desse modo diminuir ilhas de calor, reduzir enchentes dentre outros benefícios.

Em 2º lugar ficou o projeto Grandoces do 2º período de Administração, que tem como objetivo, produzir e comercializar, em sua loja física e sobre rodas, doces tradicionais e veganos e em 1º lugar ficou o projeto Vacinaaê do 6º período de Sistemas de Informação que tem como objetivo modernizar o controle e vacinas dos cidadãos, por meio de um Sistema de Informação. A ideia consiste em substituir o tradicional cartão de vacinação em papel por um digital, trazendo consigo uma proposta inovadora e diferenciada, promovendo uma nova forma de tratar, visualizar e registrar as vacinas aplicadas em cada paciente de uma maneira eficaz e colaborativa.

Já na premiação dos “Melhores Projetos de Cada Curso”, ficou em 3º lugar, o projeto Up-grade, do 4º ano de Administração onde a empresa irá atuar no ramo de revitalização de pontos turísticos, com projeto inicial o Cristo Redentor de Pouso Alegre MG.

Em 2º lugar, ganharam os projetos: Grandoces do 2º período de Administração, Criativa do 4º período de Administração, Processo Produtivo do Sorvete ICE FIT Whey Protein Cream do 6º período de Administração, Living Box do 4º ano de Administração, Custo Sensorlux do 4º período de Ciências Contábeis, Planejamento Fiscal Tributário da Empresa SENSOTRON do 6º período de Ciências Contábeis, LM - Soluções Elétricas do 6º período de Engenharia de Produção, Smart Routes do 8º período de Engenharia de Produção, COST do 2º período de Sistemas de Informação, Caixeiro Viajante do 4º período de Sistemas de Informação, Lo Care do 6º período de Sistemas de Informação, EzMart do 4º ano de Sistemas de Informação.

Em 1º lugar ficaram os projetos: Easy Food do 2º período de Administração, DO RÉ MI do 4º período de Administração, Processo produtivo da Controladora Biométrica BIO do 6º período de Administração, Bão de Minas do 4º ano de Administração, Chicote Elétrico Industrial do 4º período de Ciências Contábeis, Planejamento Fiscal Tributário da empresa Fort Grain do 6º período de Ciências Contábeis, CDGJM Soluções do 2º período de Engenharia de Produção, ATS do 4º período de Engenharia de Produção, União Eletrometais do 6º período de Engenharia de Produção, KSM Consulting do 8º período de Engenharia de Produção, De Volta para o Passado do 2º período de Sistemas de Informação, GRAFOS ++ do 4º período de Sistemas de Informação, Vacinaaê do 6º período de Sistemas de Informação e Garagem Virtual do 4º ano de Sistemas de Informação.

E por último foi o “Prêmio Municipal de Inovação”, que visa estimular a criatividade e a inovação entre os estudantes, contribuir com o desenvolvimento do espírito empreendedor entre os jovens e induzir novos projetos que levem a futuras empresas no nosso Vale da Eletrônica. Os critérios FAI para escolha dos 3 projetos premiados foram trabalhos que apresentaram características inovadoras reveladas pela pontuação atribuída pelos jurados para os quesitos: criatividade/originalidade e aplicação Prática e todos os trabalhos da FAITEC concorrem independente de premiação obtida.

Em 3º lugar do “Prêmio Municipal de Inovação” ficaram com empate técnico 2 grupos, Up-grade do 4º Ano de Administração onde a empresa irá atuar no ramo de revitalização de pontos turísticos, com projeto inicial o Cristo Redentor de Pouso Alegre MG, e o projeto Cidadania Ativa do curso de Pedagogia que foi elaborado a partir da necessidade de se trabalhar os vários aspectos da cidadania dentro da sociedade, desde os primeiros anos escolares.

Em 2º lugar ganhou o projeto Reciclart do 8º período de Engenharia de Produção, que visa dimensionar e a otimizar o volume de resíduos orgânicos/recicláveis gerados localmente (comercial e residencial) na cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG.

Em 1º lugar ganhou o projeto Garagem Virtual do 4º ano de Sistemas de Informação que visa proporcionar uma experiência de alugar uma garagem com negociação feita entre o proprietário e o interessado, de forma privada e por meio da Internet.

01 11 2018 4Equipe FAI

Para saber mais detalhes sobre todos os grupos a FAI disponibiliza no seu Portal todas as informações. Bastar acessar www.fai-mg.br, ir em FAITEC, clicar em "Trabalhos Selecionados" e selecionar o período ou ano. Nas redes sociais da instituição também estão disponíveis as fotos dos dias da FAITEC 2018.

Professora Liz da Escola Estadual Monsenhor José Paulino - PA, visitou a FAITEC 2018 com os alunos do 3º ano do ensino médio e acompanharam todos os stands. Declara que todos os projetos foram muito bem selecionados, “Tanto eu quanto os alunos achamos tudo muito organizado e bem feito. Os projetos são muito criativos e os alunos que apresentam, muito bem articulados, explicam muito bem, assim como toda a equipe do Espaço de Profissões. Muito interessante e produtivo. Parabéns!”.

Professora Gabriela que estava acompanhada do prof. Valdir e profa. Alba com os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Carneiro Junior – Itajubá declara: “Eu, particularmente, fiquei encantada com a feira, me chamou muito a atenção a criatividade dos projetos, da estrutura e em como a FA está trabalhado em cima desse lado inovador para chamar a atenção do público também, é excelente!”. Profa. Alba, também relata que adorou a feira e parabeniza o pessoal do Teatro O Mágico de Oz da turma de Pedagogia.

01 11 2018 5

A Coordenadora do curso de Engenharia de Produção da FAI, Caroline Borges, declara: “A FAITEC está cheia de novidades e nossos convidados e jurados são de grandes empresas da região, empresas renomadas e todos ficaram muito orgulhosos com a FAI, isso é muito importante, mostrar nossa qualidade de ensino, nossos processos inovadores e a união de todos para deixar a feira ainda melhor. A união e participação de toda a equipe FAI motivou e mostrou o excelente trabalho que a instituição está desempenhando!”.

01 11 2018 6

O Diretor da FAI José Cláudio Pereira se orgulha dos projetos e da feira toda em si pois proporcionou a todos os participantes e visitantes uma experiência única de aprendizado, inovação e empreendedorismo, ainda mais com o novo Espaço de Profissões.

Organizada por um conjunto de comissões criadas especialmente para esta atividade acadêmica, a FAITEC é patrocinada pela FAI e por empresas locais, sendo um evento de grande atração para a região, e principalmente, um agente que promove, através da integração empresa-escola, a transformação e o atendimento das necessidades do mercado nos setores em que a FAI atua.

Publicado em: 01/11/2018

pibid

icone srs icone fapemig icone peet icone bidi  Selo 2017 2018
 

 

blue green orange red

© 2015 FAI - Endereço: Av. Antônio de Cássia, 472 - Jardim Santo Antônio - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - CEP: 37.540-000 - Telefone: (35) 3473-3000

Login

Entre com seu usuário