FAI INAUGURA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

CURSO UNE PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TRATAR PESSOAS COM DIFICULDADE MOTORA

 

Historicamente, o termo "psicomotricidade" surgiu em 1870, quando um médico neurológico percebeu que existem diferentes disfunções graves no corpo que acontecem sem que o cérebro esteja lesionado. É o caso de crianças com autismo, dificuldades de aprendizagem, distúrbios de desenvolvimento, paralisia cerebral e síndromes diversas, e também de adultos e idosos que possuem problemas como sequelas motoras em função de derrames, acidentes vasculares cerebrais, ou mesmo com início de demências.

Em janeiro deste ano, com o intuito de capacitar esse grupo de pessoas para se integrarem com o convívio social, a profissão de psicomotricista passou a ser reconhecida através da Lei nº 13.794. Através de 5 linhas de atuação: educativa, reeducativa, terapêutica, relacional e aquática, a Psicomotricidade estuda as relações entre o psiquismo e a motricidade, questão que envolvendo diversas disciplinas, como Psicologia, Pedagogia e a Educação Física.

“Para a Psicomotricidade, o ser humano deve ser entendido como um ser complexo, o que leva em consideração diversas atividades, como funções cognitivas, sociais, emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e também motoras. Ou seja, tudo que o torna capaz de agir um contexto psicossocial”, conta a Júlia Eugênia Gonçalves, presidente do Conselho Curador da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, organização que atua em parceria com o Centro Educacional FAI, em Santa Rita do Sapucaí.

Quanto à empregabilidade dessa nova profissão, Júlia prevê uma alta para o próximo período “como o psicomotricista passou a ser reconhecido por lei, isso ampliou a contratação do profissional nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, podendo atuar nas clínicas de saúde que são multidisciplinares, também em academias ou, até mesmo, atuar de forma empreendedora, através de consultórios particulares.”

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

A FAI, Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, vai inaugurar neste mês sua primeira turma de pós-graduação em Psicomotricidade, elaborada de acordo com a legislação que regulamentou a profissão e com as diretrizes da Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Sobre o curso, a presidente da Fundação Aprender, Júlia Eugênia Gonçalves, revela “os professores são especialistas, mestres e ou doutores nas disciplinas que ministram e, além disso, tem uma grande experiência prática que permite acontecer essa integração que produz a prática da Psicomotricidade e constrói uma formação mais efetiva ao aluno”.

ONDE: FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
ENDEREÇO: Avenida Antônio de Cássia, 472 – Jardim Santo Antônio – Santa Rita do Sapucaí
AULAS: Quinzenais, aos sábados.
HORÁRIO: das 8h às 17h, com intervalo para lanche e almoço.
ABORDAGEM: As aulas integram teoria e prática.
INFORMAÇÕES: 35 3473-3032 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FAI 16 08 2019 POS PSICOMOTRICIDADE

 

Publicado em: 19/08/2019

INSCREVA SUA EQUIPE NA GINCANA DA FAI 2019

Após o sucesso das edições anteriores, é com muita alegria que a FAI, mais uma vez, convida as escola do sul de Minas para participarem conosco da “Gincana FAI 2019 - Empreendedores na Escola” voltada para os alunos do ensino médio.

Tradicional na Instituição, a competição educativa tem como objetivo oferecer atividades de extensão que integram a comunidade em atividades educacionais, sociais e que exercitam o espirito empreendedor.

Neste ano, a FAI adotou como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um ambicioso projeto traçado por mais de 150 líderes mundiais que reuniu países e a população global para colocar o mundo sob novos caminhos e encaminhá-lo para o fim da pobreza, promoção da prosperidade e o bem-estar para todos, proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas.

 

INSCREVA SUA EQUIPE

 

FAI Gincana site 12 08 2019

Publicado em: 12/08/2019

CURSO DA MATURIDADE TRANSFORMA ROTINA DE MAIORES DE 50 ANOS

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 a expectativa de vida ao nascer no Brasil é de 80 anos para mulheres e 73 anos para homens. Estamos vivendo mais, mas será que estamos conseguindo viver melhor?

Com o objetivo de auxiliar o envelhecimento saudável, faculdades de todo país têm oferecido disciplinas para o público maior de 50 anos visando a promoção da saúde física e mental. No sul de Minas, há 17 anos a FAI promove em Santa Rita do Sapucaí o curso “Faculdade Aberta à Maturidade”. No cronograma, montado em conjunto com seus experientes alunos, cabe desde Dança, Música, Artesanato, Meditação, Cinema, até disciplinas mais práticas como Informática e Desenvolvimento da Memória e Raciocínio. Ao final de todos os semestres, também são oferecidas as aguardadas viagens turísticas, como método para enriquecer suas vivências.

A veterana carioca, senhora Maria Helena Marinho Moreira, aluna desde a 3ª edição em 2005, conta “para mim, foi excelente, porque tive a oportunidade de rever conceitos que estudei na faculdade, me atualizar e conhecer assuntos que nunca tinha visto, muitas vezes alternativos, construindo assim uma experiência muito diversificada e positiva”. Segundo a carioca, dá para sentir o impacto das disciplinas no dia a dia “estou reforçando práticas que eu já tinha e inserindo outras que os professores abordam que são importantes para a nossa idade”.

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, as aulas de tecnologia, que aparentam ser um tema espinhoso para os maiores de 50 anos, são uma das mais desejadas pelos alunos, “eles são super para frente e adoram essa questão de tecnologia!”, garante a professora de Informática Carla Borges Reis. Para os idosos, a atualização em conhecimentos tecnológicos cumpre a importante tarefa de auxiliar tanto em sua socialização, quanto na inserção em tarefas produtivas. “As aulas são aplicadas na rotina e tem um impacto muito significativo, porque hoje a tecnologia está muito presente na vida deles, então assim conseguem usar eficazmente o Whatsapp para falar com filhos, netos e agora nós professores, estão inseridos em grupos, então trocam muitas informações, fotos e áudios, além disso, são super ativos no Facebook, mas também se capacitam no Pacote Office, em especial no Word”, relata a pedagoga.

O AFETO COMO FERRAMENTA DE MUDANÇA

Para além dos conteúdos das aulas, segundo a aluna Maria Helena, um dos maiores ganhos do curso da Maturidade é proporcionar a socialização “uma das coisas mais importantes, e que vem sendo falado por todos profissionais, é a importância do convívio social, e isso aqui a gente têm muito”. Maria Helena conta que a experiência acaba sendo transformadora em seus diversos âmbitos “o que acontece naquela turma é que o afeto que nos envolve, nos fortalece cada vez mais, tanto na amizade, como na procura por estar com o cérebro sempre em movimento, não deixando a gente cair numa situação de ostracismo ou tristeza”.

“O Curso da Maturidade tem impactado de maneira positiva pois, além de ser uma momento para socialização, os alunos aprendem e ensinam muito a todos que estão à sua volta”, retrata a professora Carla. Elemento indispensável durante às aulas, o afeto tem transformado a rotina também do corpo docente, “a maneira como acolhem a gente... é incrível essa sensação! Cada vez que aprendem, eles têm uma gratidão muito grande, são muito gratos. Reconhecem o valor do professor e isso para a gente não tem preço que pague”, relata a pedagoga.

Como recado final, a veterana Maria Helena convida os maiores de 50 anos a conhecerem o curso “muita gente se matricula dizendo ‘ah, eu não estou muito bem’, mas, assim que chega acaba tendo uma mudança muito positiva na sua situação de vida. Cada dia que passa, fazemos mais amizades e saímos mais fortalecidos. Eu gosto muito e indico para todos que estiverem nos requisitos para que frequentem a Maturidade da FAI.”

FAI 26 06 2019 Festa Junina Arraia MATURIDADE 01

 

 

FAI 14 06 2019 Maturidade Passeio 3

 

FAI 14 06 2019 Maturidade Passeio 7

 

FAI 26 06 2019 Festa Junina Arraia MATURIDADE 02

 

FAI 26 06 2019 Festa Junina Arraia MATURIDADE 03

 

FAI 26 06 2019 Festa Junina Arraia MATURIDADE 04

 

FAI MATURIDADE 01

 

Publicado em: 24/07/2019

 

GAROTAS E GAROTOS FAI 2020

GAROTAS E GAROTOS FAI 2020Será que tem alguém ai querendo ser Garota ou Garoto FAI?? Com o objetivo de mais uma vez agitar a comunidade acadêmica, a equipe de marketing e comunicação da FAI decidiu promover mais uma edição do seu concurso Garotas e Garotos FAI para escolher representantes do corpo discente para participar e divulgarem toda campanha do vestibular 2020, em materiais como folders, cartazes, outdoors, propagandas de rádio, TV e internet.

Para representar o perfil de alunos da FAI, a escolha será feita com base na nossa filosofia de “formar empreendedores para o mercado e cidadãos responsáveis para a sociedade”, além de avaliar quesitos técnicos como fotogenia, simpatia e bom desempenho acadêmico na FAI.

SE INSCREVA

 

garotas e garotos 2019

 

Publicado em: 09/08/2019

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO = Nº 034/2019

fai vagas

A Fundação Educandário Santarritense torna público que estará contratando pessoas com deficiência, oficialmente atestadas por LAUDO MÉDICO, a serem admitidos para uma das Instituições Mantidas: FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação ou Colégio Tecnológico Delfim Moreira, após devida seleção mediante processo seletivo com base no currículo específico a ser apresentado e entrevista compatível com conhecimentos adequados para um dos seguintes setores:

- Gerenciamento eletrônico de documentos;
- Recepção;
- Portaria;
- Serviços Gerais.

Critérios Obrigatórios:
- Não ter vínculo empregatício atual com outra empresa;
- Ter disponibilidade de horário entre 07h a 23h;
- Carga horária semanal 44h, de segunda a sábado;

Itens Preferenciais:
- Residência em Santa Rita do Sapucaí;
- Ter facilidade no relacionamento pessoal;
- Cumprir restrição de acesso a celular e redes sociais.

Os interessados deverão apresentar currículo específico, com os dados pessoais, telefone para contato e e-mail na recepção da FAI até às 17h do dia 22/07/2019.

Publicado em: 16/07/2019