TEMAS ESCOLHIDOS PARA A SEGUNDA ETAPA DA GINCANA FAI

Gincana Videos banner noticia site 16 09 2019

Mediante a seleção conforme consta o regulamento, previamente divulgado para as escolas participantes, segue abaixo o resultado da 1ª etapa da “Gincana FAI – Empreendedores na Escola”.

O tema das equipes vencedoras será representado, de forma inspirada em seu vídeos, na 2ª etapa da Gincana FAI, no dia 5 de outubro, 11h30, no Ginásio Alcidão. No evento, de 20 a 30 alunos de cada escola inscrita se dividirão para desenvolver atividades com jogos surpresa e uma apresentação lúdica de até 3 minutos inspirada em seu vídeo do tema de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) vencedor.

Mais detalhes sobre a etapa posterior serão divulgados ainda esta semana, na sexta-feira (27/09), no Regulamento da 2ª Etapa da Gincana FAI – Empreendedores na Escola”.

  ESCOLA

  EQUIPE CLASSIFICADA

  CEP - Centro De Educação Profissional Tancredo Neves

  EQUIPE 1

  CESEC Padre Mário Pennock

  EQUIPE 2

  Colégio Skema 10

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Antônio Eufrásio De Toledo

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Conego Francisco Stella

  EQUIPE 2

  Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria

  EQUIPE 4

  Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano

  EQUIPE 1

  Escola Estadual De Ensino Médio Bairro Shangrilá

  EQUIPE 1

  Escola Estadual De Ensino Médio Do Bairro Algodão

  EQUIPE 2

  Escola Estadual Dr. Delfim Moreira

  EQUIPE 1

  Escola Estadual João Goulart Santiago Brum

  EQUIPE 2

  Escola Estadual João Ribeiro da Silva

  EQUIPE 2

  Escola Estadual José Cantuária Júnior

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Major João Pereira

  EQUIPE 3

  Escola Estadual Mendes de Oliveira

  EQUIPE 4

  Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva

  EQUIPE 3

  Escola Estadual Professor Furtado De Mendonça

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Sanico Teles

  EQUIPE 2

  Escola Estadual Sinhá Moreira

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Vereador Joaquim Borges Da Costa

  EQUIPE 1

  Escola Estadual Vinicius Meyer

  EQUIPE 4

  Escola Estadual Wenceslau Braz

  EQUIPE 1

  Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC  

 EQUIPE 3

 

Os vídeos escolhidos podem ser vistos nos canais do Facebook e Youtube da FAI.
FACEBOOK https://www.facebook.com/pg/fai.ensinosuperior/videos/?ref=page_internal
YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UCj_gAe-q-FJmk4kLPHnOVSA/videos

Publicado em: 25/09/2019

 

VIRADA FAITEC MUDA A ROTINA DE ESTUDANTES DA FAI

O sábado à noite costuma ser um dia aguardado pelos universitários e, neste último sábado 14, não foi diferente. Estudantes caminharam rumo a FAI com um brilho novo nos olhos, ansiando viver uma noite de inovação e cheia de desafios na Virada FAITEC.

Através de mentorias, disponibilização de espaços de trabalho em grupos e ações para manter o entusiasmo, a Virada FAITEC ofereceu uma imersão de 13 horas com o objetivo de acelerar os projetos da FAITEC, que ocorrerá em outubro. Segundo o diretor da FAI, Alexandre Franco de Magalhães, “o evento foi um momento de descontração, integração e capacitação, mas também de muito trabalho na madrugada.”

Karen Maysa, responsável pelo projeto, acredita que a insônia acabou sendo proveitosa “os alunos realmente estavam empenhados em aproveitar o tempo para o desenvolvimento de seus projetos e o treinamento foi espetacular, muito didático e acessível para qualquer curso.” O estudante de Sistemas de Informação do 2º período, Matheus Felipe de Souza, confirma a afirmação de Karen “durante a Virada conseguimos desenvolver uns 70% do nosso projeto e eu nem fiquei até o final. O nosso maior diferencial foi o espirito de equipe, as equipes da FAITEC se ajudaram e todos conseguimos avançar.”

PRÁTICAS DE SÃO FRANCISCO

A prática que remonta o ambiente de startups em São Francisco, Estados Unidos, é muito utilizada para centralizar forças para finalizar projetos urgentes. Também estudante de Sistemas, Lucas Henrique Lima conta que para ele o evento teve um ar de tradição “a gente conseguiu vivenciar o que os professores, na época deles, viveram, de virar noites para finalizar trabalhos. Foi um tempo importante para conseguirmos dedicar só a FAITEC, sem nos distrairmos com provas e a rotina na Faculdade”.

Apesar de cansativo, a professora Silvana Isabel de Lima, que conduziu a aula sobre “Construção de Mockups, Wireframes e Protótipos Interativos”, garante que o cansaço não pesou no ambiente “foi leve, gostoso e tranquilo, pois quem veio participar, veio de livre e espontânea vontade. Não havia a obrigatoriedade da presença, nem o formalismo das aulas. O importante ali foi a vontade, disponibilidade e o interesse”.

Sobre a continuação do evento, já na boca dos alunos da FAI, a professora lança “que seja uma semente, como o próprio Prof. Alexandre nos disse, para que nos próximos anos, tenhamos agradáveis e produtivas noites de virada e conhecimento”.

Virada faitec site 19 09 2019

Publicado em 20/09/2019

NPDI/FAI oferta o curso de extensão Curso de Auditor Interno de Sistemas da Qualidade com base na ISO 9001:2015.

FAI templates AUDITOR INTERNO Formulário Últimas Noticias

OBJETIVOS: Capacitar os interessados na formação de auditores internos,
entendimento da norma ISO 9001:2015, bem como entendimento do sistema da qualidade para realização de auditorias internas.

PRÉ-REQUISITOS: Mínimo segundo grau completo

PÚBLICO ALVO: Colaboradores de empresas interessados em serem Auditores do Sistema da Qualidade e Alunos no geral.

INSTRUTORA: Cláudia Mesquita da Silva Gomes

MINI CURRICULO: Professora dos Cursos de Administração e Engenharia da Produção. Consultora Especializada em Implantação de Sistemas da Qualidade ISO 9001.

CARGA HORÁRIA: 24h

DATA DE REALIZAÇÃO: 18 e 19 de outubro 01 de novembro de 2019

HORÁRIO: 08h ás 12h e das 13h ás 17h  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

a) A norma ISO 9001: 2015
b) Auditorias de Sistema de Gestão
c) Auditoria Interna
d) Casos Práticos
e) Auditoria Prática nas Empresas e Prova de Conceitos

Período de Inscrição: 09/09/2019 a 09/10/2019

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

FAI templates AUDITOR INTERNO Corrigido

Publicado em: 09/09/2019

VÍDEOS DA GINCANA DA FAI

25 escolas do sul de Minas competem nas redes sociais da FAI

Gincana Videos banner noticia site 16 09 2019

Estão disponíveis desde esse final de semana os vídeos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) das 25 escolas participantes estão disponíveis nas páginas do Facebook e Youtube da FAI. A atividade é parte da primeira etapa da Gincana da FAI.
Os temas dos trabalhos que obtiverem mais engajamento pelo público e maior pontuação pela banca de jurados, terão seu tema representado pela escola no final da Gincana que acontecerá no dia 5 de outubro em Santa Rita do Sapucaí, no Ginásio Alcidão. A expectativa de público é de cerca de mil participantes.

Seguem abaixo as próximas fases da Gincana da FAI 2019:

AVALIAÇÃO DOS VÍDEOS
Para efeito de pontuação da gincana serão considerados:
(1) Número de acessos que o vídeo teve no Youtube no período de 14/09 até às 14h do dia 23/09/2019.
(2) Número de curtidas e compartilhamentos que o vídeo obteve no Facebook no período de 14/09 até às 14h do dia 23/09/2019.
(3) Julgamento do vídeo e da mensagem do ODS por uma Equipe de Professores da FAI. Os critérios para julgamento são: (I) Atendimento ao objetivo escolhido (originalidade); (II) Conteúdo (mensagem); (III) Criatividade e Inovação; (IV) Atuação e execução.
SOMATÓRIA: os dois primeiros itens juntos terão 60% da pontuação total da tarefa e o terceiro item 40% da pontuação total da tarefa.

TEMA DA APRESENTAÇÃO DA 2ª ETAPA
Apenas um vídeo por escola será escolhido para ser apresentado na Fase Final da Gincana a ser realizada no dia 05/10/2019, em Santa Rita do Sapucaí - MG. Essa apresentação será “ao vivo”, com a participação de todos os integrantes que aparecem no vídeo, sendo alunos do ensino médio da escola participante, podendo utilizar de “playback” para a trilha sonora.

DIVULGAÇÃO DO VÍDEO E TEMA DA APRESENTAÇÃO
A divulgação oficial do vídeo, equipe e tema escolhidos de cada escola para a fase final será realizada no site da FAI até 27/09/2019.

FASE FINAL - DIA 05 DE OUTUBRO DE 2019
As escolas classificadas para a Fase Final, que será realizada em Santa Rita do Sapucaí, dia 05 de outubro de 2019, deverão estar preparadas para realizar algumas tarefas no dia. O Regulamento completo da Fase Final será divulgado pela FAI e enviado, por e-mail, às escolas classificadas no dia 27/09/2019. As tarefas previstas para o dia são:

 Tarefa  

  Descrição

  1

  Apresentação ao vivo inspirada na performance realizada no vídeo escolhido na Primeira Fase.  

  2

  Game Show

 

Publicado em: 19/09/2019

ALUNOS DA FAI DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DESENVOLVERÃO ATIVIDADES UTILIZANDO SUPERCOMPUTADOR DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA

Linhas de montagem, controle do tráfico de veículos, mudanças climáticas e até a formação de galáxias, a maioria dos problemas do mundo natural acontece de forma massiva, simultânea e de forma inter-relacionada, fato que torna seu estudo uma tarefa extremamente complexa.

Entender, modelar e simular os problemas do mundo natural é muito mais eficiente por meio de um modelo de computação chamado “paralela”. As soluções são processadas com centenas e até milhares de processadores trabalhando ao mesmo tempo. E, assim, com a disposição de altíssima capacidade de memória aliada ao alto desempenho é possível encurtar o tempo para solução de problemas e viabilizar diversos projetos que não teriam condições de serem realizados.

Santos Dumont é um supercomputador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), situado em Petrópolis-RJ, usado para resolver esses tipos de problemas, sendo um dos mais potentes do mundo. O LNCC recentemente aprovou um projeto da FAI para o uso do Santos Dumont no curso de Sistemas de Informação.

O professor do curso de Sistemas de Informação, prof. Dr. Fábio Gavião, é o coordenador deste projeto denominado “hpcfai” ou “High Performance Computing na FAI”. Ele explica melhor sobre as potencialidades que este projeto oferece: “os alunos do curso poderão acessar o supercomputador tanto via os computadores dos laboratórios, quanto dos seus notebooks e até de celulares. O objetivo é a aprendizagem de programação paralela, diretamente, em um cluster computacional de alto desempenho”.

O prof. Gavião conta que o projeto é uma inovação no curso de Sistemas de Informação que, desde 2013, já envolve a formação em programação paralela. Conta o professor: “já existiam atividades com programação paralela no curso, porém, ainda não tínhamos utilizado um cluster computacional de tão alto desempenho como do supercomputador Santos Dumont”. Graças a este projeto aprovado pelo LNCC, a FAI integrará uma restrita lista de faculdades com acesso a tal tecnologia, permitindo aos seus alunos ampliarem seus conhecimentos nesse campo de trabalho.

 

fai sistemas de informacao supercomputador 02 09 2019 2

Publicado em 04/09/2019