As Diretorias da FAI e do Colégio Tecnológico Delfim Moreira tomam posse
A Fundação Educandário Santarritense (FES) dá posse às Diretorias das Instituições Mantidas, FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação e Colégio Tecnológico Delfim Moreira. Os professores Alexandre Franco de Magalhães e Cláudia Mesquita da Silva Gomes, diretor e vice-Diretora da FAI, e as professoras Rita Helena Ribeiro Pivoto e Raquel Tibães, diretora e vice-diretora do Colégio, foram eleitos aos cargos com o mandato no período entre 01 de dezembro de 2022 a 30 de novembro de 2026. Na cerimônia o Presidente da FES, Padre Omar Aparecido de Siqueira leu o termo de posse das diretorias, seguido dos pronunciamentos do diretor da FAI, da diretora do Colégio e do presidente da FES. Na foto, estão os membros do Conselho Administrativo da FES, sendo eles: Prof. Aldo Ambrósio Morelli; Profa. Cláudia Mesquita da Silva Gomes; Prof. Alexandre Franco de Magalhães; Padre Omar Aparecido de Siqueira; Profa. Rita Helena Ribeiro Pivoto; Profa. Raquel Tibães; Profa. Simone Chagas Cintra; Profa. Silvana Isabel de Lima e Administradora Fernanda Pereira Rezende Leite.
Publicado em: 19/12/2022
CONFIRA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2023
Publicado em: 26/11/2022
Programas PIBID e Residência Pedagógica da FAI
No dia 16/11 deu-se início às atividades do Projeto Institucional da FAI com os Programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) edição 2022, do curso de Pedagogia.
Esses programas são parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), que visam contribuir para a melhoria da Educação Pública brasileira. O PIBID destina-se a alunos que cursam os primeiros períodos dos cursos de licenciatura e o RP aos alunos dos períodos finais. Os Programas vêm ganhando forças devido às parcerias estabelecidas entre as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias de Estados e Municípios, que permitem a entrada dos discentes nas escolas-campo para observação e desenvolvimento de atividades planejadas.
Para organizar as atividades, realizar e acompanhar os planejamentos e supervisionar os trabalhos dentro das escolas, os Programas contam com um grupo de Professores da Instituição de Ensino Superior (IES) e de Professores das escolas-campo. Neste sentido há uma aproximação da escola e da IES, que trabalham colaborativamente para atuar sobre as demandas do ensino público do município, visando sua melhoria.
Os benefícios também aparecem na diminuição da evasão dos cursos e no aproveitamento dos graduandos em sala de aula, pois estes acabam confrontando na prática, os conteúdos vistos nas diferentes disciplinas do curso. Sendo assim, os Programas Pibid e Residência Pedagógica apresentam benefícios a curto e em longo prazo, considerando que os bolsistas de hoje serão os professores do futuro.
Publicado em: 17/11/2022