COVID-19 - CORONAVIRUS
Orientações e Comunicados
 
codiv 19

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.    
A FAI, leva esse assunto muito a sério, porque a saúde de todos os alunos, professores, colaboradores e familiares é fundamental.
 

Resumo das principais ações:

- As áreas do campus da FAI são higienizadas várias vezes ao dia, agora, com maior utilização de álcool na limpeza, conforme determinações oficiais de higienização dos órgãos competentes.

- Avisos de esclarecimentos sobre os cuidados com a higiene pessoal e etiquetas preventivas foram distribuídos nos módulos da FAI.

- Foram suspensas as aulas da Faculdade Aberta a Maturidade, entre os dias 18 de março e  06 de abril de 2020.

- Foram suspensas as aulas presenciais entre os dias entre 18 e 31 de março de 2020. As aulas serão realizadas utilizando a tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem.

- Foi cancelada a cerimônia de colação de grau prevista para o dia 27 de março de 2020.

- Foi cancelada a Semana da FAI prevista para 06, 07 e 08 de abril de 2020.

- Foi cancelada a viagem da turma de pós-graduação FAI e parceiros prevista para o mês de maio para as cidades de Coimbra e Madrid onde iriam cursar o módulo internacional.

- Para os cursos de graduação, informamos que o calendário de provas bimestrais poderá ser flexibilizado, a fim de que o professor possa decidir o melhor momento para aplicar suas avaliações junto à turma.

- Sobre a biblioteca, todos os prazos de empréstimos, inicialmente serão para o dia 06 de abril, permitindo assim, que os alunos permaneçam com as obras até que tudo se estabilize. Caso, a situação mude alteraremos o prazo novamente.

- A biblioteca "Regina Maura Pinto Zingoni" renovará remotamente todas as obras sem prejuízo aos alunos até que tudo se normalize. Cuidem-se!

 
A seguir mais informações
 
 

VAGA PARA DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS - 1 VAGAS

 oportunidade

 

Publicado em: 09/03/2020

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2020

 

GABARITO

 

Clique aqui para conferir o resultado do processo seletivo de verão FAI 2020.

resultado vestibular de verao 2020

Publicado em: 01/02/2020

Curso de Extensão a Psicanálise e suas Interfaces com a Psicopedagogia

FAI Banner Portal CURSO Psicanálise suas Interfaces 1000x562px

 

 

OBJETIVOS:

Geral:
Apresentar um panorama geral da Psicanálise, estabelecendo relações com a Psicopedagogia, a fim de fundamentar a formação teórica de profissionais da Educação e Saúde.

Específicos:
• Desenvolver temas relacionados com a Psicanálise e a Psicopedagogia estabelecendo os vínculos entre estes campos de conhecimento;
• Enriquecer a formação dos profissionais da Educação e Saúde com os conhecimentos da Psicanálise.


PRÉ-REQUISITOS: Ensino Superior Completo

PÚBLICO ALVO: Especialistas em Psicopedagogia, bacharéis em Psicologia e Fonoaudiologia, licenciados em Pedagogia


COORDENADORA: Júlia Eugênia Gonçalves, mestre em educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e conferencista.

MINI CURRICULO: mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Psicopedagogia Clínica por E.Psi.B.A. especialista em Psicanálise pelo Grupo Prisma Educacional; presidente da Fundação Aprender; membro do Conselho Nato do Núcleo Sul Mineiro da ABPp; coordenadora e docente de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia.

CARGA HORÁRIA: 120h

DATA DE REALIZAÇÃO: março de 2020 (Cada módulo com duração de 12 horas, com aulas na sexta-feira à noite e sábado durante todo o dia)

HORÁRIO: Sexta: 18h30 as 22h30min
                  Sábado:  08h ás 12h e das 13h ás 17h  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 -  o Estruturalismo e a História da Psicanálise.
Freud e o Estruturalismo. O que foi o movimento estruturalista, influência do Marxismo, da Linguística e da Antropologia. O surgimento da Psicanálise com Freud, a história do movimento psicanalítico, pilares fundamentais da Psicanálise, o conceito de inconsciente, a pulsão.

Módulo 2 - 1ª. e 2ª. Tópicas
Desenvolvimento do aparelho psíquico, conceitos de Id, Ego e Superego e os mecanismos de defesa. Narcisismo primitivo e construção objetal; Ideal do ego e ego ideal.

Módulo 3 –  Evolução Libidinal
Conceito de libido. A sexualidade infantil. Estágios de evolução libidinal; fase edípica;  puberdade e adolescência; masturbação; o relacionamento de objeto e a escolha objetal na adolescência.

Módulo 4 -  Estruturas Clínicas
Sintoma, castração, narcisismo. Estruturas Clínicas: Neurose, Psicose e Perversão e as relações com o desenvolvimento emocional.

Módulo 5 -  Inteligência aprisionada
Estrutura dramática e a produção de problemas de aprendizagem. Inibição Cognitiva. O complexo de Édipo e suas relações com a aprendizagem.

Módulo 6 -  Lacan
O inconsciente como linguagem; fala e linguagem; Sinal, signo e significante; o conceito de significante na Psicanálise lacaniana; estágio do espelho; os registros do real, imaginário e simbólico.

Módulo 7 -  Winnicott, Melanie Klein e Spitz
Desenvolvimento emocional primitivo; relação mãe-bebê; relações objetais na infância; Vida e obra de M. Klein; Vida e obra de D. Winnicott; Vida e obra de R. Spitz; relação terapeuta-paciente.

Módulo 8 – Psicanálise e Cinema: Cinematografia e os fundamentos da Psicanálise; uma imagem cinematográfica sobre as estruturas clínicas; Psicanálise, aprendizagem e cinema. O cinema de Hitchcok, Almodóvar e a Psicanálise; cinema como escrita da experiência e como escritura do sujeito. Clássicos do cinema sob o olhar psicanalítico.

Módulo 9 - Estudo de casos em Psicanálise
Estudo de casos em Psicanálise. A utilização das histórias clínicas como fundamento para construção e compreensão teórica.

Módulo 10 - Estudo de casos em Psicopedagogia
Estudo de casos em Psicopedagogia. A utilização das histórias clínicas como fundamento para construção e compreensão teórica.

Período de Inscrição: janeiro a março de 2020

Publicado em: 29/01/2020