19ª Maratona de Programação da FAI - 2023

oportunidade

 

A Maratona de Programação é um evento que foi criado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e existe desde o ano 2000. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM - ACM International Collegiate Programming Contest - e é parte da regional sul-americana do concurso.

Na FAI, a maratona é uma competição realizada desde 2003, sendo destinada aos alunos do curso de Sistemas de Informação e cursos técnicos convidados.

A competição funciona basicamente da seguinte maneira: os times são compostos por três alunos (pode ser de qualquer série/turma/período) e, no máximo, um reserva (não obrigatório), o grupo tem que resolver durante 4 horas o maior número possível dos 5 ou mais problemas que foram entregues no início da competição. A cada submissão incorreta de um problema é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. A comissão organizadora oferece troféus aos 2 primeiros colocados de cada modalidade e após o encerramento de entrega é realizado um almoço de confraternização entre os participantes.

Orientações:

a) as camisetas serão distribuídas no início da maratona para os times;
b) os certificados de participação serão digitais e enviados por e-mail;
c) cada time receberá o caderno de problemas e terá um computador para desenvolver os programas;
d) durante a maratona, será permitida a consulta de livros e manuais de referência impressos e de uso exclusivo do time (cada time pode providenciar o seu próprio material);
e) não será permitido usar internet, mídias de armazenamento, aparelho celular ou outros dispositivo eletrônicos durante a competição;
f) não é permitida a comunicação entre times;
g) o café será servido das 10h às 10h 30min. e o almoço às 13h 30min.;
h) as linguagens que poderão ser escolhidas são Python 3, Java, C e C++.

Como é tradição da nossa maratona, haverá um sorteio especial para aqueles que trouxerem como doação produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, shampoo, etc.).
Essas doações serão destinadas a uma entidade social aqui de Santa Rita do Sapucaí.

Esperamos por vocês!
Comissão Organizadora da 19ª Maratona de Programação


Publicado em: 17/11/2023