Abertura oficial dos Programas PIBID e RP 2022/2024 é realizada na FAI

oportunidade

 

Na noite de quinta-feira (08/12), às19h30, aconteceu a abertura oficial dos Programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), edição 2022/2024, terão a duração de 18 meses. É uma grande conquista em meio a tantos desafios.

 

O evento aconteceu de forma híbrida, no campus da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação e contou com a presença da direção, da coordenadora do curso de Pedagogia, das coordenadoras institucionais, bolsistas, estudantes, professores e convidados. A palestra de abertura intitulada “Aprendências e ensinagens na sociedade atual” contou com a participação especial da profa. Dra. Júlia Eugênia Gonçalves.

 

pibid rp 2022 image 1

 

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Já o programa RP tem por objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

 

pibid rp 2022 image 2

 

As coordenadoras institucionais dos programas, Prof.ª Margarete Siqueira (PIBID), Prof.ª Luciana Pontes (RP) e a Coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Valéria Paduan, celebraram a continuidade dos programas na FAI, bem como a imensa alegria de ter naquele momento os bolsistas para o início de um novo ciclo de atividades, nas escolas parceiras habilitadas.

 

A FAI se preocupa com a qualidade na formação dos estudantes em Pedagogia, na medida em que vem reduzindo a distância existente entre a formação teórica e prática na área de educação. Almeja-se contribuir em um futuro próximo, para a consolidação de uma educação básica pública de excelência, já que a educação é fator de responsabilidade social.

 

Publicado em: 12/12/2022