Curso de Extensão a Psicanálise e suas Interfaces com a Psicopedagogia

FAI Banner Portal CURSO Psicanálise suas Interfaces 1000x562px

 

 

INSCREVA-SE

 

OBJETIVOS:

Geral:
Apresentar um panorama geral da Psicanálise, estabelecendo relações com a Psicopedagogia, a fim de fundamentar a formação teórica de profissionais da Educação e Saúde.

Específicos:
• Desenvolver temas relacionados com a Psicanálise e a Psicopedagogia estabelecendo os vínculos entre estes campos de conhecimento;
• Enriquecer a formação dos profissionais da Educação e Saúde com os conhecimentos da Psicanálise.


PRÉ-REQUISITOS: Ensino Superior Completo

PÚBLICO ALVO: Especialistas em Psicopedagogia, bacharéis em Psicologia e Fonoaudiologia, licenciados em Pedagogia


COORDENADORA: Júlia Eugênia Gonçalves, mestre em educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e conferencista.

MINI CURRICULO: mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Psicopedagogia Clínica por E.Psi.B.A. especialista em Psicanálise pelo Grupo Prisma Educacional; presidente da Fundação Aprender; membro do Conselho Nato do Núcleo Sul Mineiro da ABPp; coordenadora e docente de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia.

CARGA HORÁRIA: 120h

DATA DE REALIZAÇÃO: março de 2020 (Cada módulo com duração de 12 horas, com aulas na sexta-feira à noite e sábado durante todo o dia)

HORÁRIO: Sexta: 18h30 as 22h30min
                  Sábado:  08h ás 12h e das 13h ás 17h  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 -  o Estruturalismo e a História da Psicanálise.
Freud e o Estruturalismo. O que foi o movimento estruturalista, influência do Marxismo, da Linguística e da Antropologia. O surgimento da Psicanálise com Freud, a história do movimento psicanalítico, pilares fundamentais da Psicanálise, o conceito de inconsciente, a pulsão.

Módulo 2 - 1ª. e 2ª. Tópicas
Desenvolvimento do aparelho psíquico, conceitos de Id, Ego e Superego e os mecanismos de defesa. Narcisismo primitivo e construção objetal; Ideal do ego e ego ideal.

Módulo 3 –  Evolução Libidinal
Conceito de libido. A sexualidade infantil. Estágios de evolução libidinal; fase edípica;  puberdade e adolescência; masturbação; o relacionamento de objeto e a escolha objetal na adolescência.

Módulo 4 -  Estruturas Clínicas
Sintoma, castração, narcisismo. Estruturas Clínicas: Neurose, Psicose e Perversão e as relações com o desenvolvimento emocional.

Módulo 5 -  Inteligência aprisionada
Estrutura dramática e a produção de problemas de aprendizagem. Inibição Cognitiva. O complexo de Édipo e suas relações com a aprendizagem.

Módulo 6 -  Lacan
O inconsciente como linguagem; fala e linguagem; Sinal, signo e significante; o conceito de significante na Psicanálise lacaniana; estágio do espelho; os registros do real, imaginário e simbólico.

Módulo 7 -  Winnicott, Melanie Klein e Spitz
Desenvolvimento emocional primitivo; relação mãe-bebê; relações objetais na infância; Vida e obra de M. Klein; Vida e obra de D. Winnicott; Vida e obra de R. Spitz; relação terapeuta-paciente.

Módulo 8 – Psicanálise e Cinema: Cinematografia e os fundamentos da Psicanálise; uma imagem cinematográfica sobre as estruturas clínicas; Psicanálise, aprendizagem e cinema. O cinema de Hitchcok, Almodóvar e a Psicanálise; cinema como escrita da experiência e como escritura do sujeito. Clássicos do cinema sob o olhar psicanalítico.

Módulo 9 - Estudo de casos em Psicanálise
Estudo de casos em Psicanálise. A utilização das histórias clínicas como fundamento para construção e compreensão teórica.

Módulo 10 - Estudo de casos em Psicopedagogia
Estudo de casos em Psicopedagogia. A utilização das histórias clínicas como fundamento para construção e compreensão teórica.

Período de Inscrição: janeiro a março de 2020

Publicado em: 29/01/2020