Programas PIBID e Residência Pedagógica da FAI

oportunidade

 

No dia 16/11 deu-se início às atividades do Projeto Institucional da FAI com os Programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) edição 2022, do curso de Pedagogia.

Esses programas são parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), que visam contribuir para a melhoria da Educação Pública brasileira. O PIBID destina-se a alunos que cursam os primeiros períodos dos cursos de licenciatura e o RP aos alunos dos períodos finais. Os Programas vêm ganhando forças devido às parcerias estabelecidas entre as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias de Estados e Municípios, que permitem a entrada dos discentes nas escolas-campo para observação e desenvolvimento de atividades planejadas.

Para organizar as atividades, realizar e acompanhar os planejamentos e supervisionar os trabalhos dentro das escolas, os Programas contam com um grupo de Professores da Instituição de Ensino Superior (IES) e de Professores das escolas-campo. Neste sentido há uma aproximação da escola e da IES, que trabalham colaborativamente para atuar sobre as demandas do ensino público do município, visando sua melhoria.

Os benefícios também aparecem na diminuição da evasão dos cursos e no aproveitamento dos graduandos em sala de aula, pois estes acabam confrontando na prática, os conteúdos vistos nas diferentes disciplinas do curso. Sendo assim, os Programas Pibid e Residência Pedagógica apresentam benefícios a curto e em longo prazo, considerando que os bolsistas de hoje serão os professores do futuro.

ORATÓRIA

 

Publicado em: 17/11/2022